Takashi Ono: o japonês voador
Takashi Ono nasceu no dia 26 de julho de 1931, na cidade de Noshiro. Ainda muito cedo ingressou na Ginástica olímpica, e se transformou em um dos maiores atletas da história da modalidade.
Takashi estreou nos Jogos Olímpicos em Helsinque-1952. Na época, a Ginástica olímpica contava com amplo domínio soviético, mas mesmo assim ele conseguiu uma medalha de bronze no salto sobre o cavalo.
Quatro anos mais tarde, nas Olimpíadas de Melbourne, em 1956, a ginástica japonês chegava em uma condição bem melhor, embora ainda atrás da soviética. A equipe da terra do sol nascente conquistou a medalha de prata. No individual geral, Takashi acabou superado apenas por Chukarin, o grande craque da ginástica soviética na época, levando também a prata. Takashi, contudo, conquistou o seu primeiro ouro olímpico na barra fixa. Levou também o bronze nas barras paralelas, e a prata no cavalo com alças.
Em 1960, nos Jogos Olímpicos de Roma, o Japão de Takashi enfim quebrou a hegemonia soviética, conquistando a medalha de ouro na competição por equipes. Ono levou a medalha de ouro na barra fixa e no salto, onde terminou empatado com o soviético Boris Shakhlin. Já nas argolas e nas barras paralelas, ficou com o bronze.
A última participação olímpica de Takashi Ono se deu nos Jogos olímpicos de Tóquio, quando competiu em casa. Ele ajudou o Japão ao alcançar mais uma vez o ouro na competição por equipes. Mesmo sem medalhas individuais, encerrava uma carreira internacional de sucesso, e inesquecível.
Além das medalhas olímpicas, Ono também conquistou oito medalhas em mundiais, sendo duelas delas de Ouro em Praga, 1962. Ono foi campeão mundial por equipes e nas barras fixas, naquela ocasião.
Comentários
Postar um comentário