Adhemar Ferreira da Silva: o 1° brasileiro bicampeão olímpico

Adhemar Ferreira da Silva: o 1° brasileiro bicampeão olímpico


Adhemar Ferreira da Silva: o 1° brasileiro bicampeão olímpico


Adhemar Ferreira da Silva foi o primeiro brasileiro bicampeão olímpico. Ele conquistou as suas duas medalhas de ouro no salto triplo nos Jogos Olímpicos de Helsinque 1952 e de Melbourne, em 1956. Em 2012, foi Adhemar se tornou o primeiro e único brasileiro presente no Hall da Fama do atletismo, organizado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF),e que reúne os maiores nomes da história da modalidade.

Adhemar Ferreira da Silva começou a competir em 1947, por acaso. Sem muita pretensão, ele se mostrou um talento nato para o esporte, e suas primeiras marcas, já eram espantosas.

Adhemar não conseguiu um bom resultado nos Jogos Olímpicos de Londres em 1948, ficando apenas no 14º lugar do salto triplo. Quatro anos depois, nas Olimpíadas de Helsinque,na Finlândia, Adhemar quebrou o recorde mundial, ao saltar 16,22 m, e conquistar o 1° título de campeão olímpico.

Nos Jogos Olímpicos de Melbourne, em 1956, Adhemar saltou 16,35 metros, para se tornar o até então único bicampeão brasileiro olímpico.  Durante 48 anos ele ostentou esta marca, só sendo igualado nos Jogos de Atenas, em 2004,  pelos iatistas Robert Scheidt, Torben Grael e Marcelo Ferreira e pelos jogadores de vôlei Giovanni e Maurício.

Além do mais, Adhemar Ferreira da Silva também foi o primeiro saltador tricampeã pan-americano no salto triplo. Com  problemas pulmonares, ele não passou das eliminatórias nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, e posteriormente não teve condições de seguir na carreira. Contudo, seu nome já estava eternizado, entre os grandes atletas da história do esporte brasileiro e das Olimpíadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história dos Jogos Pan-Americanos (1951 - 2023)

A história dos Jogos Paralímpicos de Inverno (1976 - 2022)

A história dos Mundiais de vôlei masculino (1952 - 2022)