Dezső Gyarmati: o maior jogador e pólo aquático da história
Dezső Gyarmati nasceu na cidade de Miskolc, no dia 23 de outubro de 1927. Se tornou uma lenda do polo aquático, ajudando a Hungria a se consolidar como a maior potência do esporte. Seu trabalho foi notório, seja como jogador, seja como treinador.
Dezső Gyarmati participou de 5 olimpíadas, sendo tricampeão em 1952, 1956 e 1964. Ainda conquistou a prata em Londres-1948 e o bronze em Roma-1960.
O banho de sangue
Nos jogos de Melbourne-1956, Gyarmati ajudou a Hungria a derrotar a União Soviética por 4x0 na decisão, em jogo que ficou conhecido como o banho de sangue. Ao final da partida, Ervin Zador, jogador húngaro, estava com o supercílio sangrando, após um choque na piscina.
O árbitro precisou encerrar a partida um minuto antes do final, devido a uma briga generalizada entre os jogadores, que só a polícia encerrou.
Eram tempos de Guerra Fria. A tensão no leste da Europa era grande. Países menores reclamavam da ocupação dos soviéticos, que haviam adentrado a Budapeste pouco antes. As tensões entre Hungria e URSS eram grandes, o que torna esta decisão ainda mais em emblemática.
O treinador Gyamarti
Depois da sua carreira brilhante carreira como jogador, Gyamarti assumiu o cargo de técnico da seleção húngara de Pólo aquático no começo dos anos de 1970. Como comandante, conquistou o ouro olímpico nos jogos de Montreal-1976, além de uma prata em Munique-1972 e um bronze em Moscou-1980.
Comentários
Postar um comentário