A história do Levantamento de peso


É complicado precisar uma data para a criação do levantamento de peso. A atividade, contudo, está ligada à medição de força,  e já era praticada por povos como os egípcios, chineses e gregos.

O Levantamento de peso participa da Olimpíada desde os primeiros jogos da Era Moderna, em Atenas-1896. Mas, a estréia feminina só se deu nos jogos de Sydney, em 2000.

Em poucas palavras, a modalidade tem como objetivo erguer a maior quantidade de peso possível em uma barra por cima da cabeça. Na modalidade olímpica, os atletas competem em duas provas: arranque e arremesso.

No arranque, o atleta tem de levantar a barra do chão e colocar a mesma por cima de sua cabeça, em um movimento rápido e sem pausa, sem poder apoiá-la em seu corpo. O peso deve ficar erguido por dois segundos, até a sinalização do árbitro.

No arremesso, o competidor deverá primeiro colocar a barra em frente às suas pernas, levantar ela até a altura dos ombros, se agachando ou dobrando as mesmas. Depois, deverá erguer a barra por cima da cabeça, e jogar uma das pernas para trás. Logo em seguida, o atleta deverá realinhar as pernas, e estender os braços. O peso deve permanecer erguido desta maneira por dois segundos, até o sinal do árbitro. O atleta que tiver o melhor desempenho nas duas provas, é o vencedor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história dos Jogos Pan-Americanos (1951 - 2023)

A história dos Jogos Paralímpicos de Inverno (1976 - 2022)

A história dos Mundiais de vôlei masculino (1952 - 2022)