A história do Vôlei

A história do Vôlei
Um dos esportes mais amados pelo povo brasileiro, o vôlei foi criado em 1895, pelo norte-americano
William G. Morgan, o diretor de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM) da cidade de Holyoke, localizada no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. Por conta da localização, o primeiro nome deste esporte foi mintonette.
A Federação Internacional de Volley Ball (FIVB) foi fundada no dia 20 de abril de 1947, em Paris, sendo seu primeiro presidente o francês Paul Libaud. Brasil, Egito, França, Holanda, Hungria, Itália, Polônia, Portugal, Romênia, Tchecoslováquia, Iugoslávia, Estados Unidos e Uruguai foram os países fundadores da entidade.
Existem duas versões sobre a chegada do vôlei no Brasil, sendo que uma aponta para a prática em colégios no nordeste, e outra de que ele chegou por meio da própria associação cristã de Moços. Contudo, foi o Fluminense em 1923, quem organizou as primeiras equipes, e os primeiros torneios da modalidade. Em 1951, tivemos o primeiro sul-americano de vôlei, masculino e feminino.
Outro passo importante para a evolução do Vôlei no Brasil foi a criação da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em 1954. Antes, a modalidade era administrada pela Confederação Brasileira de Desportos, que não lhe dava a necessária atenção. A fundação da CBV se deu pouco depois da criação da Federação Mundial de Vôlei, a FIVB, que aconteceu em 1947.
Em 1949, tivemos o primeiro Mundial masculino de vôlei, disputado na Tchecoslováquia, e em 1952, o primeiro mundial feminino, disputado na União Soviética. A estreia do vôlei em Olimpíadas aconteceu nos jogos de Tóquio, em 1964, com a presença de 10 países no masculino - Japão, Romênia, Rússia, Tchecoslováquia, Bulgária, Hungria, Holanda, Estados Unidos, Coréia do Sul e Brasil.
O vôlei foi o primeiro esporte olímpico coletivo de quadra a trocar o sistema de disputas em pontos corridos, muitas vezes desinteressante, quando alguma seleção dispara na ponta, pelo mata-mata, nos jogos de 1972. Não demorou para que as outras modalidades também adotassem o sistema de dois grupos de seis, com os quatro primeiros de cada chave passando para as quartas de final.
A entrada do Vôlei feminino no programa aconteceu nos Jogos de Atlanta, em 1996. O Brasil nunca deixou de participar de um torneio olímpico de Vôlei, desde a sua inserção, nos dois naipes. O criador do volêi, Willian Morgan, morreu no dia 27 de dezembro de 1942, aos 72 anos de idade.
Comentários
Postar um comentário