Torneio Olímpico de Hóquei feminino - resumo final



Foi disputado entre os dias 11 e 22 de Fevereiro, o torneio olímpico de hóquei feminino dos Jogos Olímpicos de Pyeongchang-2018. E este torneio olímpico de hóquei feminino foi histórico, seja pelos elementos que envolveram o jogo, seja pelos elementos fora dele, podendo ajudar em muito a situação política do planeta, tão conturbada em tempos recentes.

Ainda em janeiro de 2018, foi anunciado um acordo especial entre o COI e a IIHF, para que 12 jogadoras norte-coreanas se juntassem a outras 23 jogadoras sul-coreanas, formado um time unificado das Coréias, para a disputa do torneio feminino de Houari no gelo em Pyeongchang. O time foi treinado por Sarah Murray, técnica da seleção da Coreia do Sul, e em três jogos, levou três goleadas na fase de grupos. Contudo, fez história, podendo ser o elo inicial de uma nova era de paz na península coreana, ultrapassando fronteiras com o esporte.

O duelo entre Canadá e Estados Unidos é emblemático no hóquei feminino. O histórico olímpico mostrava três títulos canadenses conquistados em finais contra as americanas, e apenas um título americano vencido em cima das canadenses, conquistado em Nagano-1998. Pois desta vez, as americanas tiveram melhor sucesso, e nos pênaltis, ou shootouts, conquistaram o ouro olímpico em PyeongChang, após 20 anos de tabu. A Finlândia ficou com o bronze.

A Final

A única derrota americana na competição havia sido justamente para as canadenses na fase inicial, por 2 a 1. Na final, disputada no Gangneung Hockey, os EUA foram melhores, e saíram na frente, com um gol de Hilary Knight ainda no primeiro período. No tempo seguinte, Haley Irwin e Marie-Philip Poulin viraram o jogo, mas Monique Lamoureux voltou a empatar. O empate persistiu por toda a prorrogação e o restante do tempo normal, e nos pênaltis, as goleiras, Maddie Rooney e Shannon Szabados, que brilharam no jogo, ficaram com a missão de decidir. Nos pênaltis, Lamoureux, Marvin e Kessel marcaram para os EUA, e Agosta e Daouts, para o Canadá, mas Jenner e a própria Agosta perderam cobranças para as canadenses, deixando que os EUA conquistassem o bicampeonato olímpico.


Pódios olímpicos do hóquei feminino (Olimpíada: Ouro, Prata, Bronze):

Nagano-1998: EUA, Canadá, Finlândia.
Salt Lake City-2002: Canadá, EUA e Suécia.
Turim-2006: Canadá, Suécia, EUA.
Vancouver-2010: Canadá, EUA, Finlândia
Sochui-2014: Canadá, EUA, Suíça
PyeongChang-2018: EUA, Canadá, Finlândia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história dos Jogos Pan-Americanos (1951 - 2023)

A história dos Jogos Paralímpicos de Inverno (1976 - 2022)

A história dos Mundiais de vôlei masculino (1952 - 2022)