Torneio Olímpico de Hóquei masculino - Resumo final



Tivemos a disputa do torneio olímpico masculino de hóquei no gelo das Olimpíadas de Inverno de 2018, realizada na cidade de Pyeongchang, na Coréia do Sul, entre os dias 14 e 25 de fevereiro de 2018. Doze países participaram do torneio, oito deles classificados via ranking da Federação Internacional de Hóquei no Gelo, três após torneios de qualificação, e mais o país-sede, a Coréia do Sul.

Após cinco torneios olímpicos consecutivos com a participação de atletas da NHL, a Liga Nacional de Hóquei norte-americana, que é a principal liga profissional do mundo, os astros não estiveram na Coreia do Sul. A liga não permitiu que seus jogadores participassem das Olimpíadas, e não ajustou o seu cronograma para não ter jogos simultâneos ao torneio. Além disto, ainda proibiu que qualquer jogador com contrato com algum clube da NHL, pudesse participar do torneio olímpico. Ao contrário da NHL, a grande maioria das ligas europeias teve uma pausa olímpica, e liberaram os seus jogadores para ir à Coréia.

De um certo modo, as primeiras fases não trouxeram lá grandes surpresas, mas aos poucos a ausência de jogadores da NHL pesou para EUA e Canadá. Os americanos caíram diante da República Tcheca nas quartas-de-final, enquanto os canadenses foram surpreendidos nas semifinais, sendo derrotados pela Alemanha, que assegurou assim a sua primeira medalha olímpica, após o processo de reunificação. Mas na decisão, com um gold winner goal de Kirill Kaprozov, a Rússia, jogando sob a bandeira olímpica e a sigla OAR (atletas olímpicos da Rússia), bateu os alemães por 4-3, dando sequência ao ótimo histórico russo na modalidade em Jogos Olímpicos.

Desempenho histórico e formidável dos alemães, que mesmo sem ficar com o ouro, fizeram história.



Imagem: KHL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história dos Jogos Pan-Americanos (1951 - 2023)

A história dos Jogos Paralímpicos de Inverno (1976 - 2022)

A história dos Mundiais de vôlei masculino (1952 - 2022)