Guia Tóquio 2020: Handebol
FICHA TÉCNICA
Local de disputa: Yoyogi National Gymnasium
Período: 24/07 a 08/08
Número de países participantes: 12 seleções de cada gênero
Total de atletas: 360 (15 por equipe)
Apesar de ser um esporte recente em termos históricos, o Handebol tem a sua origem em jogos que vem desde a antiguidade. Na famosa obra da Odisseia de Homero, já era citado um jogo chamado de “Urânia”, praticado na Grécia Antiga, onde os jogadores movimentavam uma bola com as mãos. A prática deste tipo de modalidade foi evoluída pelos romanos, e passada em diante através da história, com a expansão dos impérios.
Muitos jogos similares ao Handebol já eram praticados por todo o continente europeu. Na Alemanha começaram a se popularizar as disputas em campo aberto, similares às partidas de futebol, com 11 jogadores em cada equipe. A semelhança com o esporte mais popular do Planeta ajudou muito na popularização do Handebol, especialmente entre os operários de fábrica no começo do século XX, mas foi a sua evolução para o espaço Indoor, dada pela dificuldade climática, que o fez ganhar identidade própria.
Prova da popularidade do Handebol na Alemanha, foi o sucesso da participação da sua versão ainda em campo, nos Jogos Olímpicos Berlim 1936. Um público de mais de 100 mil pessoas assistiu a Alemanha derrorar a Áustria por 10 a 6 na decisão, e ficar com o Ouro. Dois anos depois, em 1938, tivemos ainda o primeiro mundial de Handebol masculino, disputado também em solo alemão, tanto em sua versão de campo, quanto em sua versão Indoor (está ainda com quatro atletas).
Após uma breve ausência, o Handebol voltou aos Jogos Olímpicos em Helsinque 1952 como esporte de demonstração, mas somente nos jogos de Munique, em 1972, a sua versão Indoor adentrou a Olimpíada como esporte fixo, para nunca mais sair.
O Handebol hoje é disputado em uma quadra de 40m x 20m, com as metas medindo 3m x 2m. Na pequena área, de 6m, apenas o goleiro pode permanecer. Cada equipe tem 7 jogadores em campo.
HANDEBOL MASCULINO
Favorita ao ouro: Dinamarca (DEN)
Também candidatos à medalha: Suécia (SWE), Espanha (ESP), França (FRA) e Noruega (NOR)
Atual campeã olímpica e bicampeã mundial, a Dinamarca é a principal favorita ao ouro, contando com o talento do armador Mikkel Hansen. A França, prata em 2016 e campeã mundial em 2017, a atual bicampeã europeia Espanha, a Suécia, vice-campeã mundial, e a Noruega, vice-campeã mundial em 2017 e 2019.
Apesar de conquistar o nono lugar no Mundial de 2019, o Brasil se classificou na bacia das almas para os Jogos Olímpica.
HANDEBOL FEMININO
Candidatas à medalha: Noruega (NOR), França (FRA) e Países Baixos (NED), Comitê Olímpico Russo (ROC) e Espanha (ESP)
Cinco seleções largam como principais candidatas ao pódio: Noruega, França, Holanda, Rússia, e Espanha.
Comentários
Postar um comentário