Guia Paris-2024
Os Jogos da XXXIII Olimpíada, serão realizados em Paris, França, de 26 de julho a 11 de agosto de 2024. Paris servirá como a principal cidade anfitriã, com 16 outras cidades na França Metropolitana participando, além de uma sub-sede no Taiti, uma ilha no território ultramarino francês da Polinésia Francesa.
Paris foi escolhida como sede durante a 131ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional em Lima, Peru, em 13 de setembro de 2017. Após várias desistências, que deixaram apenas Paris e Los Angeles na disputa, o COI decidiu que Paris sediaria os Jogos de 2024, enquanto Los Angeles sediaria os de 2028. Esta será a terceira vez que Paris sediará os Jogos Olímpicos de Verão, após os eventos de 1900 e 1924, tornando-se a segunda cidade, depois de Londres, a hospedar os Jogos três vezes. Os Jogos de 2024 também celebrarão o centenário dos Jogos de 1924 em Paris, marcando o sexto evento olímpico organizado pela França (três de verão e três de inverno), e os primeiros desde os Jogos de Inverno de 1992 em Albertville.
Os Jogos de 2024 serão notáveis por incluírem a estreia do breakdance como um evento olímpico, e serão os últimos a serem realizados sob a liderança do presidente do COI, Thomas Bach. Pela primeira vez, haverá o mesmo número de atletas competindo, tanto homens quanto mulheres.
Os Locais de competição
Stade de France: localizado em Saint-Denis, será o palco das competições de atletismo e rugby sevens dos Jogos Olímpicos de 2024. Com uma capacidade impressionante para 77.083 espectadores, o estádio ganhou fama por sediar a final da Copa do Mundo da FIFA de 1998, quando a seleção francesa conquistou seu primeiro título mundial na história.
Roland Garros: venerado como um templo do tênis mundial, será o cenário das competições de tênis e boxe. Com capacidade para 34.000 espectadores, este local icônico testemunhou momentos inesquecíveis, incluindo a épica final entre Chris Evert e Martina Navratilova em 1985, além da estreia triunfante de Rafael Nadal em 2005.
Arena Bercy: Aqui, serão disputadas as modalidades de basquete, ginástica artística e ginástica de trampolim.
Arena do Campo de Marte: Este local abrigará as competições de judô e luta livre.
Arena Paris La Défense: Natação e polo aquático acontecerão nesta arena.
Arena Paris Norte: Boxe e pentatlo moderno terão lugar aqui.
Arena Paris Sul: Handebol, levantamento de peso, tênis de mesa e vôlei serão disputados nesta arena.
Assim, o programa dos Jogos Olímpicos de Verão de 2024 será composto pelas seguintes modalidades (número de disputas por pódios entre parênteses, clique no esporte para ver as infos de cada um em Tóquio-2020):



Slalom (4)
Velocidade (12)

Estrada (4)
Pista (12)
BMX (2)
Mountain bike (2)
Freestyle (2)




Artística (14)
Rítmica (2)
Trampolim (2)







Livre (12)
Greco-romana (6)
















Voleibol


Paralimpíadas
As Paralimpíadas são os Jogos Olímpicos para atletas com deficiência física ou cognitiva. Os Jogos Paralímpicos de Verão de 2024 vão ser realizados de 28 de agosto a 8 de setembro de 2024.
O Programa Esportivo para as Paralímpiadas de Verão de 2024 foram anunciados em janeiro de 2019, e não possuem alterações em relação a Tóquio 2020. O futebol de 7 foi um dos esportes que chegou a ser proposto para integrar o quadro olímpico, mas foi rejeitado por conta da falta de alcance para mulheres o que causaria desequilíbrio de gênero. Sendo assim, pela primeira vez, os Jogos alcançaram igualdade de gênero entre os atletas.
Emblema e mascote
O ranking do quadro de medalhas é definido pela quantidade de medalhas de ouro, seguidas pelas de prata e, de bronze. Estados Unidos e China devem disputar o primeiro lugar geral do Quadro de Medalhas.
Comentários
Postar um comentário